29 de setembro de 2017

[Primeiras Impressões] Nunca Olhe Para Dentro, Amanda Ághata Costa.


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu espero muito que sim. Recentemente a autora nacional Amanda Ághata Costa acabou com o suspense com relação ao título misterioso de NOPD, que sabemos agora se chamar Nunca Olhe para Dentro (título incrível diga-se de passagem) e logo mais pudemos conhecer a capa até que finalmente tive a oportunidade de ler os primeiros capítulos para contar para vocês o que podemos esperar dele. 

Sinopse

Nem sempre a vida é colorida como um quadro ou suave como uma pincelada, às vezes é o contrário de tudo isso. Depois de perder os pais em um acidente de carro aos oito anos de idade, a única coisa que Betina precisa fazer é encontrar o responsável por ter destruído sua família na noite que daria início à sua próspera carreira como pintora. Agora longe dos pincéis e das paletas, ela está focada em terminar a primeira graduação e procurar na justiça um pouco de consolo para o caos que o seu passado ainda traz. Ao lado de seus amigos e sob o teto de uma tia que a detesta, ela perceberá de que cores as pessoas são feitas, e do quanto é realmente necessário olhar para dentro de tudo aquilo que a assombra, mesmo que para isso precise passar por uma inesperada decepção.

Impressões

"Um mundo sem paletas, pincéis e telas para despejar todas as cores contidas nos meus pensamentos não seria um lugar onde eu gostaria de viver."

Página 6

Betina é uma jovem marcada pelo seu passado. Como se não bastasse o acidente de carro dos pais, cuja única sobrevivente foi ela, a justiça ainda decretou que a partir de então a responsável por sua guarda seria a amarga tia Cecília, que nunca gostou da garota como também nunca fez questão de esconder isso. 
Porém apesar dos seus traumas, uma das coisas que Betina nunca deixou de acreditar foi na sua teoria de que cada emoção pode ser definida por uma cor, fruto da sua paixão de infância pela pintura, e esse foi um detalhe muito marcante na personagem para mim afinal eu nunca tinha lidado com um tipo tão diferente de interpretação de mundo e a forma como Amanda narra a perspectiva da Betina é encantadora. 


"A grandeza é altruísta e vem de dentro, mas é impossível algo assim brotar em um lugar vazio e frio. Os grandes nunca precisaram provar nada para ninguém. Eles simplesmente eram gigantes."
Página 21

Como era de se esperar, a justiça falhou na investigação do que realmente teria acontecido na noite do acidente o que motiva a protagonista a investigar por conta própria e ainda basear a escolha da sua graduação, Psicologia,no entendimento das ações humanas. Porém é doloroso para ela não ter respostas, e esse sentimento é muito nítido em cada trecho, eu consegui sentir a dor dela e também a agonia de sua amiga Paola que apesar de preocupada, também não tinha poder para mudar nada. 

"Tudo para aí. Não consigo lembrar de nada além da grande luz ardendo nos meus olhos, e depois só recordo da ardência nos pulmões pela quantidade de água que entrou no meu corpo. Fora esses detalhes, o meu cérebro insiste em rejeitar as lembranças ruins para que eu não me sinta pior, dá para supor. Na psicologia chamamos isso de estresse pós-traumático. Eu chamo apenas de sobrevivência."
Página 24

Dessa forma, Betina busca maneiras de ignorar seu passado evitando qualquer lembrança que fizesse referência a seus pais, apesar de todas as sextas feiras visitar o mesmo lago onde eles jamais foram encontrados. Em seu quarto ela guarda uma caixa de lembranças preparada pela mãe, cujo objetivo é colher cada uma delas e guardar como se fossem únicas, porém desde o que aconteceu, ela evita escrever sobre, seu lema é nunca olhar para dentro.   

"Ninguém é perfeito. Não há só uma pessoa que não erre pelo menos uma vez por semana. O que diferencia nossos erros e acertos, é a responsabilidade que tomamos pelas nossas falhas. A decência de admitir a incapacidade de ter acertado, nos dá o maior dos créditos, o caráter."
Página 25

Considero ela, apesar de jovem, uma personagem muito madura, que apesar de encontrar dificuldades diárias para lidar com a personalidade desumana da tia mantém o respeito. Assim, cada lição da vida de Betina, reflete em uma frase reflexiva, e cada emoção, em uma cor diferente, o que tornaram as poucas páginas que li apesar de serem recheadas de uma carga emocional, uma leitura fácil e agradável. 

"Já naquela época eu aprendi que o verdadeiro sucesso não se trata de contar quantas vezes as coisas dão certo, mas saber aproveitar mesmo quando elas não dão."
Página 26

E é em um dos estágios obrigatórios de fim de semana do seu curso que Betina visita um hospital e conhece o Doutor Nicolas, de imediato, ela percebe o tipo de cara que ele é (se é que vocês me entendem) mas para ela é difícil decifrar suas cores, o que me intrigou, e confesso, já estou torcendo para um romance. 

"Uma simples palavra pode mudar todo um contexto, assim como uma noite pode destruir todos os planos de uma vida. Nunca olhe para dentro."
Página 27

Em resumo, a narrativa é muito agradável de ser lida, apesar de ser um tema delicado não foi difícil para mim ler mas ao mesmo tempo não se tornou vazia, afinal eu senti oque Betina estava sentindo, me coloquei no lugar dela ao perder os pais em um dia que tinha tudo para ser incrível, quem ler certamente vai querer abraça-la e guardar em um potinho para proteger de todo mau, especialmente daquela tia insuportável. 

A diagramação é muito delicada e faz jus a capa que de cara foi o que mais me chamou atenção, sou suspeita para falar, mas amo romances delicados, fofos e histórias cheias de superação e aprendizado, minha expectativa para Nunca Olhe Para Dentro é essa, e eu mal posso esperar para descobrir o final.

O lançamento do e-book na Amazon é no próximo dia 03/10, anotem no calendário, pois esse livro promete. 

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Estefany, sua linda! Amei o seu post e ter lido uma opinião tão fofa sobre NOPD. Fico feliz por você ter aceitado olhar para dentro da história da Betina e espero que goste do restante da história. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amaaaaaaaaaaanda!
      Imagina, foi um prazer ler um pedacinho de NOPD, tenho certeza que vou me surpreender com o livro completo!
      Obrigada pela oportunidade, sucesso ♥

      Excluir

Ei obrigada por comentar, saiba que isso me deixa muito feliz.