2 de fevereiro de 2016

[Resenhas] Harry Potter e a Pedra Filosofal


223 Páginas
Compre Aqui

Sinopse

'Harry Potter e a Pedra Filosofal' conta a história de um menino que dorme embaixo de uma escada na casa dos tios. Quando ainda bebê, Harry teve sua casa invadida por um terrível bruxo responsável pelo assassinato de seus pais e é o único sobrevivente. Porém, Harry não sabe disso, e acha que é apenas um garoto normal que às vezes parece fazer coisas estranhas acontecerem. Entretanto, no dia de seu aniversário de 11 anos, Harry recebe uma visita inesperada e descobre que é um bruxo, assim como seus pais foram, e que está convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry, então, vai para Hogwarts, onde irá aprender poções, feitiços e a jogar Quadribol, e se meter em aventurar que irão ensiná-lo sobre a vida.

Impressões

Nesse primeiro volume da série somos apresentados a realidade de um garoto que até então tinha uma realidade como qualquer outra, exceto pelo fato de que ele era tratado da pior forma possível pelos tios, com que vivia após o "acidente" que matou seus pais. Ainda assim, uma realidade comum diante do que viria a seguir. A partir do momento em que as crises de raiva de Harry se materializam em vidros quebrados percebe-se que há algo muito mal contado na história dos tios que é revelado assim que eles recebe uma carta misteriosa na qual é proibido de ler. 


"Harry apanhou-a e ficou olhando, o coração vibrando como um elástico gigante. Ninguém, jamais, em toda a sua vida, lhe escrevera. Quem escreveria? Ele não tinha amigos, nem outros parentes – não era sócio da biblioteca, de modo que jamais recebera sequer os bilhetes grosseiros pedindo a devolução de livros. Contudo, ali estava, uma carta, endereçada tão claramente que não podia haver engano.
(Página 30)

A muita confusão até que ele consiga de fato ler o conteúdo da carta visto que é ela que anuncia o início de sua jornada na Escola de Magia e Bruxaria, mas quando isso acontece, a narrativa fica ainda melhor. 
É prazeroso acompanhar a trajetória de um garoto que passou de "ignorado" para a "estrela" visto que foi capaz de sobreviver a magia do maior bruxo das trevas. Mas nem por isso o poder lhe sobe a cabeça, por conta da difícil criação anterior. Uma prova disso é o seu envolvimento com Ronald Wesley, um dos filhos de uma das famílias mais pobres porém gentis daquele mundo. Ele teve a oportunidade de se juntar aqueles com grande reconhecimento ao se tornar amigo de Draco Malfoy, mas a proposta do loiro é mal sucedida.



" — Você não vai demorar a descobri que algumas familias de bruxos são bem melhores do que outras, Harry. Você não vai querer fazer amizade com as ruins. E eu posso ajudá-lo nisso.

Ele estendeu a mão para apertar a de Harry, mas Harry não a apertou.

— Acho que sei dizer qual é o tipo ruim sozinho, Obrigado. — Disse com frieza." 
(Página 82)

Além de Rony, Hermione completa o nosso trio de ouro. E eu posso dizer que a autora apresentou todos os personagens com maestria, acredito que por isso não existe muita possibilidade de amar mais um protagonista do que um secundário, afinal cada um encanta a sua maneira.



"Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver." 
(Página 156)

O mistério da trama também é muito bem elaborado e se eu não tivesse visto o filme antes de ler o livro certamente eu me surpreenderia com o final, mas posso dizer que nem por isso gostei menos dele. A descrição do novo mundo criado por J. K te faz estar realmente nele, diante da minuciosidade dos detalhes que ainda assim não se tornam cansativos. 
É um misto de enredo muito bem construído, frases marcantes, uma dose de humor, personagens únicos e o início de uma história de sucesso que tive o prazer de ler. Fora que essa edição da foto possui ilustrações, o que torna a leitura ainda mais encantadora. Simplesmente amei!

"Afinal, para a mente bem estruturada, a morte é apenas uma grande aventura seguinte." 
(Página 214)

É isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha de hoje e até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá, muito bacana sua resenha, gostei muito parabéns! Adorei seus quotes!

    Abraços e boas leituras!!!

    http://imaginacaodeumablogueira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amanda! Obrigada, fico imensamente feliz em saber que você gostou. :D
      Abraços e obrigada também pela visita!! ♥

      Excluir

Ei obrigada por comentar, saiba que isso me deixa muito feliz.