20 de dezembro de 2015

[Resenhas] Diário de uma Paixão, Nicholas Sparks


256 Páginas
Compre Aqui

Sinopse

A história começa no início de outubro de 1946 quando dois jovens, Noah Calhoun e Allison Nelson, se conhecem e se apaixonam perdidamente. Tudo parece perfeito, quando a família de Allie a impede de continuar a vê-lo devido a enorme diferença de classe social entre os jovens. Allie e Noah, lutam para levar uma vida normal, mesmo estando distantes. Até que um artigo de jornal muda tudo e reacende um amor há 14 anos adormecido.

Enredo

A história é narrada por Noah Calhoun um senhor de idade que atualmente vive com a sua esposa Allison Nelson em uma casa de repouso por conta da idade e das diversas doenças que surgiram com ela, sendo a principal deles, o alzheimer que afeta Allie. Por conta disso, seu marido se vê disposto a contar a ela através de relatos escritos em um diário o romance que viveram mas que por consequência do tempo ela não se recorda. 
Então é assim que somos introduzidos a vida do casal a anos atrás em um verão que marcara suas vidas e eternizava um romance porém a diferença entre as classes sociais os separaram. E somente anos depois o destino que os reuniu, trazendo atona escolhas difíceis sobre o futuro.

Impressões

O mais famoso livro de Nicholas Sparks tem uma narrativa aconchegante que de maneira simples consegue transitar seu leitor  entre diversas fases da vida dos personagens. Ele explora a dependência dos jovens a seus pais por serem menores de idade, as consequências do tempo em um relacionamento e como crescer pode ser complexo e doloroso.
Uma das minhas maiores surpresas foi ver Allie com alzheimer porque digo por experiência própria que já estou acostumada com a morte de alguém no fim e com eles não foi muito diferente. E foi então que quebrei a cara e acabei sofrendo mais ainda, afinal imagina você viver um romance daqueles de tirar o fôlego para uma doença simplesmente roubar suas melhores lembranças? Roubar a sua história? E no caso de Noah, conviver com o amor da sua vida sendo que ela mal sabe quem é você e a toda manhã ressalta isso. Estou destruída, apenas. E admiro realmente a forma como ele nos mostra que o amor supera qualquer coisa ao nos apresentar um protagonista também doente, sofrido e que ainda diante dessas dificuldades não desiste de sua amada e tem aquela fé na melhora que nem mesmo a ciência acredita. 

Frases Marcantes

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei uma pessoa com toda com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou."

"É a possibilidade que me faz continuar, não a certeza, uma espécie de aposta da minha parte. E embora você possa me chamar de sonhador, de tolo ou de qualquer outra coisa, acredito que tudo é possível." 

"(...) A ciência não é a única e definitiva resposta; eu sei disso e aprendi ao longo da vida. E isso me faz acreditar que os milagres, por mais inexplicáveis ou inacreditáveis, são reais e podem acontecer sem levar em consideração a ordem natural das coisas."

"Às vezes, o nosso futuro é definido por aquilo que somos, e não por aquilo que queremos."

“Fique tranquila - esteja a vontade comigo…
 Enquanto o sol não rejeitar você, eu não rejeitarei você.
 Enquanto as águas não se recusarem a brilhar para você e as folhas a sussurrar para você, as minhas  palavras não se recusarão a brilhar e sussurrar para você.”  

Não consegui colocar todas as frase aqui se não ficarei bem extenso gente, são todas incríveis. Amei o livro e super recomendo! E você tem algo a dizer sobre ele? Conta para a gente.

2 comentários:

  1. Esse livro é um exemplo de romance fofo e que não te deixa entediado nunca. Amo demais!!! Parabéns pela resenha.

    www.martinhabarreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! É tão simplório na linguagem e ao mesmo tempo intenso que não tem como ficar entediado, você quer terminar o mais rápido possível! Obrigada <3 :D

      Excluir

Ei obrigada por comentar, saiba que isso me deixa muito feliz.