11 de outubro de 2015

[Resenhas] Harry Potter e a Câmara Secreta, J. K Rowling

(Reprodução)

Se você acreditava que não existia algo melhor que os filmes de Harry Potter eu lhe apresento os livros. Pela primeira vez, após conhecer a saga a uns cinco anos através dos filmes, eu encontrei na biblioteca da escola um exemplar da história que não era o primeiro mas ainda resolvi resolvi ler e não me arrependi. Para saber mais, acompanhe.

Sinopse

Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Murta-Que-Geme, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginna. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante. (Leia em PDF)

(Reprodução)

Opinião

Através da comparações que já ouvi entre livro e filme sempre acreditei que tudo que já havia assistido de Harry Potter era totalmente fiel aos seus escritos, e bem, eu me enganei. Não que a reprodução seja péssima e saía do que J. K escreveu, mas pequenos detalhes do livro me fizeram falta no filme, mas este é assunto para um próximo post.
No começo a história segue um percurso mais lento com a rotina de Harry com seus odiáveis tios trouxas e a chegada até a Escola de Magia. Não que isso forneça pontos a menos ao livro mas o ponto crucial da história começa a se desenrolar do meio para o final. 
Uma das minhas cenas preferidas é a aula de Defesa contra as Artes das Trevas, com o nada convencido professor Lockhart, eu dei boas risadas com a fuga dele dos diabretes, a foto acima reproduz esse momento. Mais momentos como esse podem ser encontrados na aula de Herbologia da professora Sprout e no encontro dos garotos com a aranha Aragogue. 
É cativante. Torcemos pelos personagens através de uma leitura fácil, rápida e agradável. Mesmo cansado você consegue folhear a cada dia pelo menos dois capítulos. As cenas são descritivas na medida certa, o leitor consegue imaginar sem muito esforço. Além disso surgem personagens que não aparecem no filme, como o fantasma Pirraça, o motivo de alguns tormentos no ano escolar do nosso protagonista. 
No geral, é um ótimo livro que vale a pena ser lido mesmo tendo a sua obra reproduzida nos cinemas. Eu adorei!

Frases Marcantes

"São as nossas escolhas, mais do que as nossas capacidades, que mostram quem realmente somos." 

"[...] Você vai descobrir que só terei realmente deixado a escola quando ninguém mais aqui for leal a mim. Você também vai descobrir que Hogwarts sempre ajudará aqueles que a ela recorrerem.”

É isso gente, não me alonguei muito porque entreguei o livro antes de fazer a resenha por isso posso ter deixado algumas coisas passarem, além de que pretendo fazer uma comparação entre livro e filme que vai esclarecer mais algumas coisas. 

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Quando o filme é baseado num livro, meu eterno pensamento será: O livro é melhor e não discuta!

    E não é nem por questões óbvias como, o elenco nunca vai ser com o qual vc imagina, ou as mer*&%@s que os diretores fazem com alguns personagens...
    Mas sim por causa da detalhada forma que o autor tem de passar as cenas, ideias e pensamentos dos personagens. A arte da escrita é tão perfeita *--*

    E se você ta pensando em ler Harry Potter agora, apenas leia! Te espero com várias comparações entre os livros e os filmes. Espero que ame como eu amei.

    Indiquei você lá no blog Imperfeição

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo Babi! A forma como os autores descrevem cada coisa te leva para outro mundo onde sua imaginação é a única responsável por criar o que você lê. Pode deixar que vou ler todos, ainda mais agora que percebi as diferenças existentes.
      Obrigada pela indicação, fico mega feliz com isso <3
      Beijos

      Excluir

Ei obrigada por comentar, saiba que isso me deixa muito feliz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...