15 de novembro de 2014

A resistência dos padrões midiáticos


É uma realidade que vivemos hoje em dia em um mundo onde a beleza natural está cada vez mais rara. Nós deparamos a cada hora do dia com um novo rostinho na televisão. Sem rugas, cabelos brilhosos e, cadê a celulite? Ela não tem, afinal é perfeita. As vezes chego a pensar que são todas bonecas, afinal estão "programadas" para acenar e sorrir o tempo todo. Apenas isso. E não vamos cair em cima apenas das mulheres. Aposto que você também babou no tanquinho daquele cara que viu em um programa de televisão noite passada, não seja hipócrita, admita. Mas deve ter reparado que ele não falou absolutamente nada, certo? Mais um bonequinho.
Tudo isso é resultado de um padrão imposto pela mídia. Um padrão, muitas vezes inexistente. Afinal, ninguém é tão perfeito como eles fazem ser. E será que a edição serve como enfeite na hora de montar aquela super capa de revista? Será que eles deixaram uma minúscula espinha dar um aceno em meio a foto? É  claro que não. E nós acabamos nos iludindo com isso, sabe porque? Porque achamos que é real e queremos ser iguais. Lindos e perfeitos. Bonecos manipulados. E é exatamente isso que a mídia percebeu. O povo se conformou, aceitou e se acostumou com o padrão e quer segui-lo custe oque custar. Por isso eles resistem. E sabe, eu entendo. Ser diferente é complicado. Mas se tem uma coisa que eu to aprendendo é que isso pode se tornar a coisa mais incrível do mundo. 
Por isso, vamos começar a trabalhar com a autoaceitação galera. Não é fácil, eu sei estou enfrentando isso agora. Mas como tudo na vida, tem obstáculos. Cabe a você superá-los! Gostando de si mesmo e aprendendo o quanto a diversidade é maravilhosa. Somos seres humanos, ninguém é perfeito. Não caia nessa de que a Bruna Marquezine anda sempre com aquela pele de pêssego ou que o Caio Castro acorda sem remelas nos olhos. Seja você mesmo. 
Ou entre nos padrões, tornando-se mais um bonequinho. Só não se esqueça de acenar como eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei obrigada por comentar, saiba que isso me deixa muito feliz.