2 de outubro de 2016

[Resenhas] Ninho de Fogo - A Mestiça, Camila Deus Dará


268 Páginas
Compre Aqui

Sinopse

Melane, uma garota de 16 anos que vive com a avó, descobre não apenas ser uma mestiça de bruxa e dragão, como também uma princesa em um mundo chamado Ninho de Fogo.

Com ajuda de seu fiel guardião David, e o pequeno Jack, o garotinho de quase 300 anos de idade, ela volta para sua terra natal, descobrindo que o lugar está se despedaçando.
Em um mundo de dragões, fadas e sereias, Melane terá que ser forte para a batalha que colocará em risco o mundo onde nasceu, enquanto tenta descobrir a quem pertence seu coração.
Uma mistura de romance, aventura, guerra e salvação é o que te espera em Ninho de Fogo!

Enredo

"Você já se sentiu deslocado, como se não pertencesse a lugar nenhum?" 


Página 15

Ninho de Fogo é o primeiro volume de uma trilogia de fantasia nacional que conta a história de Melane, uma garota comum do interior que vê sua vida mudar da noite para o dia quando seu melhor amigo David simplesmente se torna um dragão em sua frente e ela se vê adentrando um mundo totalmente novo que a tempos atrás ela jurava existir somente nos livros. E como se isso não bastasse, Melane além de ser a herdeira do trono do Reino precisa lidar com a difícil missão de destruir o Rei, seu próprio avô, considerado o culpado pela destruição de Ninho de Fogo e lidar com o fato de ser uma mestiça de bruxa e dragão, fruto de um relacionamento proibido e abominado pela população por conta do poder que o fruto dessa relação possui. 


"— Você está com medo? — ela pergunta, alguns minutos depois.
Medo? É algo que eu tenho sentido muito nesses últimos dias, entretanto não acho que esteja com medo. Passei por tantas coisas que de certa forma me sinto forte.
— Não. — é apenas isso que respondo.
— É por isso que você é quem é. E é por isso que nós seremos salvos. " 


Página 68


Aparentemente o que seria difícil para ela, ou seja, se adaptar a nova vida, a garota é capaz de provar ao contrário. É como se ela nunca pertencesse a terra e de fato, só estivesse aguardando o momento de voltar para o seu mundo. Por isso, ela lida muito bem com a presença dos seres fantásticos como as fadas, responsáveis por auxiliá-la a se camuflar das pessoas trocando suas madeixas ruivas por longos fios negros e também a presença de objetos mágicos, como Komodo, a espada que só precisa ser empunhada pela pessoa certa para realizar atos heroicos.


"— Você é esquisito, sabia?
— Disse à garota que conversa com uma espada. — ele levanta uma das suas sobrancelhas."

Página 106

Porém as coisas se tornam mais complicadas quando os soldados do Reino descobrem a volta da mestiça e para encontrá-la realizam atos cruéis nas aldeias, Melane entra em batalha pela primeira vez ao lado de seus amigos ganhando vantagem por conta do poder de sua espada, porém David é capturado fazendo com que nesse período ela repense sobre seus atos e formule estratégias ao lado de Jack, um garotinho de quase 300 anos de idade que por ser dragão optou por permanecer na forma infantil, mas por conta da batalha, acredita ser necessário voltar a ser adulto, que se unem para resgatá-lo e finalmente destruir o Rei. 

"Se David estivesse aqui, ele diria que temos que nos manter positivos, ele acredita em mim, me disse que sou mais forte do que penso, é hora de provar a mim mesma que ele está certo sobre isso."
Página 121

Por inúmeras vezes sua coragem é posta a prova por personagens secundários que exercem um papel fundamental na história, como por exemplo, a filha da senhora que a acolheu quando chegou a Ninho de Fogo, Angélica.  E por outro lado, ela se vê sentindo coisas que jamais imaginaria sentir, como a atração pelo melhor amigo e pelo mais novo companheiro de batalhas. Apesar do romance não ser o foco da narrativa, ele foi muito bem desenvolvido. 

" Ela parece não se importar com o que digo. As lágrimas caem sobre meu corte, uma por uma, pingando dentro da ferida inflamada."

Página 140

Outro aspecto que deve ser destacado é a magia da fantasia atribuída a essa história. Os seres recriados na visão da autora são simplesmente fantásticos, nesse caso, as sereias foram minhas preferidas e com toda certeza, Summer, foi uma personagem de grande importância na trajetória de Melane. A história do local também recebe uma atenção especial, voltada para lendas e comidas típicas o que torna o leitor parte do que ele lê. 

" O fogo começa a crescer dentro de mim, bem mais forte do que as outras vezes, se espalhando para todos os lados, tomando conta de cada parte de mim."
Página 182

Por inúmeras vezes me vi na pele da protagonista, afinal, ela é muito humana apesar de ser um dos seres mais poderosos do lugar. Ela é o tipo de garota que se perdia nos livros e soube aplicar isso, por mais incrível que pareça, à sua realidade. 

Impressões

Camila soube criar um mundo fantástico com louvor. A escrita dela é fácil e simples, e de tão simples se torna encantadora. O cenário é muito bem descrito e por meio disso como leitora eu consegui me imaginar vivenciando a cena em questão. 

Ninho de Fogo fornece uma atenção especial para os personagens secundários e por isso, acabei amando um deles mais do que a própria protagonista, esse personagem foi o Jack. Conhecemos a história dele por meio da Melane e por vezes através de seu próprio ponto de vista, já que o livro apresenta diferentes pontos de vista.  Fiquei extremamente comovida, por mais que nem tudo tenha sido esclarecido nesse primeiro livro, já conseguimos ter ideia do porque ele preferiu viver como uma criança mas foi gentil ao voltar para forma humana para ajudar Melane. Os diálogos entre os dois foram meus preferidos, com seu jeito peculiar, ele conquistou meu coração.

David também é um personagem importante no enredo já que sempre cuidou da melhor amiga e a levou para o Reino,  apesar de eu não ter conseguido criar um vínculo muito preciso com ele tanto quanto Jack, logo você deve deduzir para quem eu estou torcendo nesse triângulo amoroso não é?

Entre altos e baixos, ela encerra o primeiro livro de forma gloriosa. Batalhas e descobertas são momentos importantes da narrativa e o final certamente me deixou curiosa para o próximo livro, que já foi lançado na bienal e tem uma capa incrível. É uma leitura que eu recomendo para todas as idades e em qualquer momento da sua vida, esse livro me fez viajar por um mundo totalmente novo estando dentro do meu quarto. 

E para você leitor que acreditava que autor nacional não escreve fantasia, eu lhes apresento uma das melhores que eu já li.

Sobre a edição, eu gostei muito do trabalho da capa, do mapa (Sim, tem um mapa!) e da diagramação. Mas o plástico da capa se soltou com facilidade e a revisão ficou um pouco a desejar, com erros de gramática e muitas vezes no nome da própria personagem, mas não é nada que prejudique a qualidade da história, somente algo que pode ser aperfeiçoado nas próximas edições. 

É isso pessoal! Espero que tenham gostado. Você pode acompanhar o trabalho da autora pelo canal no Youtube ou pela página no Facebook.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Oiii.
    Nossa, amei sua resenha, de verdade!!!!
    Muito obrigada por tudo! Fico muito feliz em saber que gostou do livro. São comentários assim, que fazem tudo valer a pena!
    Muito obrigada!!! <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooie!!
      Muuuito obrigada, fico feliz que tenha gostado.
      Imagina, é sempre bom reforçar o quanto a literatura do nosso país também é incrível e merece ser valorizada ♥
      Beijooooooos e parabéns pelo livro :D ♥

      Excluir

Ei obrigada por comentar, saiba que isso me deixa muito feliz.