9 de setembro de 2014

[Resenhas] Trilogia, A seleção


Boa noite pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Provavelmente vocês já ouviram falar da trilogia de Kiera Cass, a seleção. Nos últimos anos ela vem se tornando cada vez mais popular, só que eu não havia notado isso ainda omg u.u. E acabei me interessando antes mesmo de saber o porque desse rebuliço todo. Lembro que não faz muito tempo que visitei o instagram de uma das meninas da novela chiquititas, a Milly (Giovanna Grigio) que para quem não sabe  gosta muito de ler, e vi a indicação destes livros por lá. De início a capa me chamou muito atenção, porque creio que vocês devem concordar comigo que todas são muito bonitas. Assim, decidi pesquisar mais sobre e me encantei. Principalmente por ser uma estória relacionada a princesas das quais eu gosto muito. Com isso acrescentei a minha listinha de livros desejados. Porém no dia 28 de julho quando completei 15 anos ganhei de uma amiga e simplesmente me apaixonei de vez. Terminei, em menos de dez dias, que seriam menos se não fosse alguns trabalhos da escola e muitas vezes a minha preguicinha :p. E já no dia seguinte, busquei A Elite em (PDF), terminado por mim em dois dias e logo em seguida A Escolha (PDF) também finalizado em dois dias. Resumindo, devorei ambos com muita rapidez.

Agora vamos a parte técnica e oque achei deles: 

A Seleção (sinopse): Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar. Fonte     Contém 368 páginas


Algumas das citações que gostei:

Quando choram, as mulheres nem sempre querem que você resolva o problema. Elas só querem ser consoladas.

Às vezes as pessoas não sabem se interpretam o silêncio como confiança ou medo.

  — A propósito — ele prosseguiu, elevando um pouco a voz —, se você não quiser que eu me apaixone, não pode ficar assim tão linda. A primeira coisa que farei amanhã será mandar suas criadas costurarem uns sacos de batata para você usar. 


Minha opinião: Gostei bastante de A Seleção porque além dele ser o ponta pé inicial para me motivar a ler o restante da série, a escrita da autora me encantou. Ela utiliza uma linguagem fácil, sem muitas palavras desconhecidas, das quais não há uma em que um dicionário não resolva nosso problema. Adianto que logo no início, não há tantas cenas empolgantes afinal tudo não passa de uma breve explicação sobre a realidade de América, o conflito entre participar ou não da seleção e como lidar com seu namoro escondido com Aspen. Tudo passa a se desenvolver quando o Reality Show começa. E a partir dai, você leitor poderá esperar muitas cenas hilárias causadas pela personalidade impulsiva de América que muitas vezes a levam a agir sem pensar. Porém, eu achei bem engraçado.


A Elite (sinopse): A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Mas sempre que vê seu ex- namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda, ela sente que é nele que está o seu conforto. Porém, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. Fonte
Contém 360 páginas









Uma das citações que gostei:

— Não sei. — Respondi, dando de ombros. — Só acho que formaríamos um bom nós.
Ele abriu um sorriso.
— Formaríamos um nós maravilhoso.

Minha opinião: Em a Elite há muito mais dinâmica, afinal é nele que restam apenas seis garotas na competição que passa a ser cada vez mais acirrada. Neste livro, eu pude perceber que boa parte dos personagens desenvolve novas características e muitos dos segredos são revelados, principalmente sobre a política de Illéa. Também não posso deixar de negar que a impulsividade de América, ao contrário de em A Seleção, passa a se tornar prejudicial para ela. Além de sua inconstância, que eu creio poder ser explicada pela indecisão e o decorrer dos acontecimentos. Causando momentos de sério risco para a mesma e para as pessoas ao seu redor. Porém acredito que isso fora necessário para ela começar a perceber quais eram seus verdadeiros sentimentos com relação a Aspen e Maxon, e o tal triângulo amoroso formado por eles começar a se desfazer.

A Escolha (sinopse): America era a candidata mais improvável da Seleção: se inscreveu por insistência da mãe e aceitou participar da competição só para se afastar de Aspen, um garoto que partira seu coração. Ao conhecer melhor o príncipe, porém, surgiu uma amizade que logo se transformou em algo mais… No entanto, toda vez que Maxon parecia estar certo de que escolheria America, algum obstáculo fazia os dois se afastarem. Um desses obstáculos era Aspen, que passou a ocupar o posto de guarda no palácio e estava decidido a reconquistar a namorada. Em encontros proibidos, ele a reconfortava em meio àquele mundo de luxos e rivalidades. Com essas idas e vindas, America perdeu um pouco de espaço no coração do príncipe, lugar que foi prontamente ocupado por outra concorrente. Para completar, o rei odiava America e a considerava a pior opção para o filho. Assim, tentava sabotar a relação dos dois, inventando mentiras e colocando a garota em prova a todo instante. Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes. Fonte Contém 352 páginas


Algumas das citações que gostei:


Mas às vezes a questão é o que você quer fazer, não o que você precisa fazer.



É difícil saber tudo sobre as pessoas próximas, mesmo aquelas que você mais ama.



Sei que as coisas nem sempre acontecerão como desejamos e que precisaremos nos esforçar para nunca esquecer os motivos da nossa escolha.

Minha opinião: A Escolha foi com certeza a maior surpresa para mim, porque além de ser o resultado da competição ele foi repleto de revelações que me causaram um misto de emoções. Confesso a vocês que sorri, tive medo junto com América e chorei tanto de emoção quanto de tristeza. E livros que conseguem causar tais sentimentos em seus leitores me encantam facilmente, assim como também foi com A Culpa é das Estrelas e apesar de ser difícil escolher o melhor dentre eles creio que gostei mais deste. Sem mencionar que o final fora simplesmente perfeito, o único defeito foi ter acabado de uma maneira tão rápida, acredito que merecia mais detalhamento. Enfim.

Conclusão: Indico sim a trilogia para todas as idades. Afinal é uma leitura muito gostosa, que flui bem rápido e a interpretação também não é complicada. A autora consegue mesclar sentimentos e não se surpreenda se alguém te pegar sorrindo, com raiva ou até chorando em meio a leitura.


Bom pessoal espero que vocês tenham gostado e me contem, já leram a trilogia? Gostaram? E você que ainda não leu, sentiu uma pontinha de vontade? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei obrigada por comentar, saiba que isso me deixa muito feliz.